sexta-feira, 22 de maio de 2009

Onde estão as câmaras?...

Do Padrinho ao nosso hotel às 23h demora-se cerca de 10 minutos... ontem conseguimos a proeza de demorar 2 horas!!!!! E desta vez o motivo não foi o caótico transito de Luanda:

- Trajecto 1: Pegamos no carro e em vez de ir directos ao hotel, decidimos ir pôr gasolina (que em Luanda também é uma actividade demorada, noutro dia explico).

- Cerca de 30 minutos depois: com o depósito cheio, dou à chave... nada... dou à chave novamente... nada... (e a fila continuava atrás de nós), solução - empurrar o carro até ao outro lado da estrada onde por sorte tinhamos espaço para estacionar.

- Trajecto 2: das bombas de gasolina até ao hotel a pé. São cerca de 10/ 15 minutos a andar, nada de complicado, não estivessemos em Luanda onde pulas a andar sozinhos à noite pode não ser a melhor das ideias.

- Trajecto 3: chegados inteirinhos ao hotel, esperamos por uma amiga que tinha carro, para nos levar até um outro carro que tinhamos.

- Trajecto 4: esquecemo-nos da famosa declaração para estacionar o carro no trabalho, tivemos que voltar ao carro avariado para a ir buscar. Já que estávamos ali ao lado da bomba de gasolina, e perdido por cem perdido por mil, vamos mas é também atestar o depósito deste.

- Cerca de 15 minutos depois: depósito (novamente) atestado... desta vez o carro funcionou.

- Trajecto 5: Arrancar da bomba... parar 200 metros à frente, pela policia!

Conversa com as autoridades Angolanas:

- Boa noite identifique-se!
- Boa noite!!! - enquanto lhe entregava a minha carta de condução e o passaporte.
- A Sra condutora antes de chegar às bombas de gasolina vinha de onde?
- Vinha de baixo!
- Não! Vinha de cima. Veio ali de cima, depois virou à esquerda e depois novamente à esquerda para entrar na bomba, não foi?
- Foi....
- Pois vou ter de a autuar, pois ali não pode virar à esquerda e depois para entrar na bomba também tem de ir dar a volta não pode entrar directamente!
- Pois...
(enquanto fazia o meu ar de loira-completamente-burra-menina-querida-que-não-faz-ideia-onde-está-e-que-não-fez-por-mal-foi-só-mesmo-porque-não-conhece-as-ruas)
- E sabe como é que eu sei que fez este trajecto?
- Não...
- Porque ficou registado nas câmaras!!!!!!!!
- Câmaras? (juro que fiz mesmo o ar de "Mas onde é que estão as camaras? Mas isto é para os apanhados?)
- Sim, nas câmaras. Registaram as infracções... não vê ali o sinal? Diz claramente que não se pode virar à esqueda!!! Vou ter de a autuar!!!

Este era o sinal... onde pelos vistos em Luanda quer dizer que não se pode virar à esquerda
- Pois, Sr Agente não vi...
- Mas devia ter reparado! Vou ter de a autuar!!!
- Pronto, ok...
(agora vem a parte surpreendente!!!!!)
- Estou a meter-me consigo! Veja se para a próxima tem mais atenção aos sinais de trânsito e boa viagem! (enquanto me devolvia a carta e o passaporte)
- Trajecto 6: finalmente ao fim de 5 minutos estávamos no hotel!
Lição do dia: Luanda não tem energia eléctrica, não tem saneamento básico, não tem casas para todos os seus habitantes, mas tem câmaras de trânsito a funcionar!!!!!!! (ou isso ou então isto é mesmo um Big Brother e alguém algures se anda a divertir com os episódios diários das aventuras dos consultores em Luanda... ai, se um dia descubro as câmaras...).

2 comentários:

Sofia Domingos disse...

Eh pá, esta história é ainda melhor que a da empilhadora de carros!!! :-D

Eu começo a achar que tu já andas a inventar... :-)

Miss M. disse...

É verdade, verdadinha!
E tu já devias saber que há coisas que só acontecem MESMO em Luanda!!! :)